A VSM Capital está a rever o seu plano de atividade, no sentido de procurar adaptar a sua carteira atual de participadas e estratégia futura de investimento a um cenário macro e micro-económico mais exigente. Pretendemos continuar a apostar em startups que trabalhem projetos na área da Sustentabilidade, reforçando as equipas de gestão nessas áreas, e gerindo de forma dinâmica as participadas que não se enquadrem nessa estratégia.

Nesta fase em que as startups e a própria VSM Capital estão em tele-trabalho, foi possível analisar com mais tranquilidade a carteira atual de participadas, medindo a sua aderência ao mercado e potencial de crescimento, de forma a poder suportar decisões de gestão que permitirão adaptar a estratégia aos tempos que se avizinham.

A estratégia da VSM Capital deverá, assim, aproximar-se mais dos critérios de Sustentabilidade, onde existem duas forças complementares no sentido da criação de negócios:

  • A crescente procura por parte de clientes (“B2B” e “B2C”) por soluções “Sustentáveis”;
  • As políticas públicas que incentivam a “Transição Verde”, a nível europeu.

Estamos a considerar as áreas tradicionais de Energia, Economia Circular, Alimentação Sustentável, Água, mas também Educação e outras áreas complementares.

Estamos também a apoiar duas participadas – Less e SST – em operações de aumento de capital por entrada de outros sócios, e a consolidar as operações na Delab e Organic Planet (grupo).

A VSM Capital, em alguns casos com o apoio do IFD, pretende continuar a aumentar a sua carteira de startups, em todo o seu território, e fomentar uma maior relação entre os business-angels e as startups, de forma a criar valor para os seus accionistas, colaboradores, parceiros e para a sociedade em geral.

Em Junho será feita uma avaliação financeira da carteira de investimentos da VSM Capital, estando neste momento a decorrer a seleção da entidade que o fará, com o objetivo de chegar a um valor de referência para entradas e saídas do capital no segundo semestre.

Por fim referir que a VSM Capital está empenhada em apoiar o crescimento do VSM Investment Studio, um clube internacional de networking de business-angels com o objetivo de apoiar startups portuguesas em áreas verticais seleccionadas.