A New Organic Planet, com sede no Funchal e delegação em Coimbra, desenvolve a sua atividade em duas áreas:

  • Área de Desenvolvimento: estando a desenvolver uma plataforma de produtos e serviços no setor da agro-alimentação biológica designada Bioplatform;
  • Área de Conhecimento: possuindo uma equipa interna de investigação, em parceria com a Universidade da Madeira e com a Escola Agrária de Coimbra.

O Bioplatform está em fase final de programação, e será uma plataforma digital a operar sob o conceito de marketplace na comercialização de produtos de origem biológica. Uma plataforma através da qual Produtores/Transformadores/Distribuidores podem vender os seus produtos a profissionais (através do canal B2B) ou a clientes finais (através do canal B2C). Pretende também ter um módulo, dedicado a Entidades Certificadoras e de Apoio Técnico à produção biológica, através do qual é possível usufruir de uma ferramenta centralizada, com possibilidade de obter dados remotamente e podendo aceder à informação de forma simples, eficaz e normalizada, de acordo com as melhores práticas do mercado.

Esta plataforma já está em fase final de programação, prevendo-se que os testes estejam concluídos durante o mês de março e que a mesma entre em mercado em abril de 2019.

Na área de Conhecimento, está em fase de arranque do projeto PROBIOMADEIRA. Este projeto de investigação beneficia do programa “PROCiência 2020” e tem como objetivos a identificação e a avaliação sustentada e robusta das condições e recursos na Ilha da Madeira, para o desenvolvimento do sector hortofrutícola biológico. Pretende definir as principais linhas orientadoras necessárias à organização e regulação do sector da produção e comercialização.

Dada a relevância deste projeto para o desenvolvimento do setor biológico na Ilha da Madeira e Continente, a Direção Regional de Agricultura Autónoma da Madeira, a Universidade da Madeira e a Escola Superior Agrária de Coimbra são parceiros da NEW ORGANIC PLANET na implementação e desenvolvimento do PROBIOMADEIRA.