A emergência pandémica não fez desaparecer a emergência climática, pelo que 2021 será um ano em que as políticas climáticas entraram em força, começando com a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência e a aprovação do Regulamento do autoconsumo de Energia Elétrica.

Neste sentido, a DELAB – Energy Efficiency & Green Power está a posicionar-se no mercado de modo a incluir novos serviços no portefólio, tendo já sido adjudicado neste primeiro trimestre um Estudo de Viabilidade Económica e Técnica de Comunidades de Energia Renovável na Câmara de Torres Vedras, e a Gestão e Coordenação de Empreitadas de Centrais Fotovoltaicas para a EPAL. Ambos os projetos terão início, no início do 2º semestre.

A DELAB também se fez associada da Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (AP2H2) com o objetivo de marcar a sua posição no que diz respeito à produção de hidrogénio verde como uma estratégia de descarbonizar a economia nacional, estando atenta aos desenvolvimentos nacionais e apoiando o desenvolvimento de projetos de Hidrogénio Verde.
Para além da adesão à AP2H2, a DELAB encontra-se no grupo de trabalho TVLLGH2, Torres Vedras Living Lab Green Hydrogen, onde já teve a oportunidade de realizar duas apresentações sobre a evolução das licenças de emissão e sobre a Visão das CERS e do hidrogénio verde para o futuro.
No decorrer do trimestre, a DELAB continuou a procurar participar em Concursos Públicos relacionados com a Fiscalização e Coordenação de Centrais Fotovoltaicas e com Auditorias energéticas e Acompanhamento de Acordos de Racionalização de Energia. Ainda, tem continuado a desenvolver trabalho no âmbito da Certificação Energética e das auditorias energéticas, nomeadamente:
• Sector dos Serviços – DECATHLON: Certificação Energética Edifício de Leiria, Faro e Montijo
• Sector dos Serviços – ELECLERC: Certificação Energética Edifício da Figueira da Foz e de Cascais
• Sector da Indústria – SDG SGPS: Certificação energética do Hotel NH Campo Grande
• Sector da Indústria – PROSSEGUR – Auditoria à frota
• Sector dos Serviços – JYSK (Economiza Costes): Certificação Energética Edifício de 12 lojas
• Sector da Indústria – VEOLIA PORTUGAL – Auditoria energética às frotas e Auditoria energética às instalações industriais da Renascimento
• Setor da Indústria – GROW ENERGY: Fiscalização e Testes UPAC’s
• Sector dos Serviços– EDGES- Certificação Energética Edifício de Lisboa
• Sector da Indústria – AGS – Auditoria energética às frotas de 158 veículos
• Sector dos Serviços– INOGI – Certificação Energética Edifício
• Sector da Indústria – BA GLASS – Instalação de analisadores nas instalações

No âmbito dos projetos Europeus, a empresa continua a integrar e apoiar o projeto GrEnFIn Erasmus + / Knowledge Alliance, tendo estabelecido contactos com várias entidades com o objetivo de torna-las parceiras no projeto, e produzindo conteúdos para os eventos de formação na área do Mercado e Finanças de Energias Verdes a realizar neste Verão. O Summer School e Summer Training destinam-se a estudantes e a profissionais que já trabalhem no setor de energia, respetivamente, e pretende-se que sejam desenvolvidas competências a nível das finanças de energias verdes de modo a saberem integrar estratégias de investimento energético considerando riscos e oportunidades relacionadas ao clima com base em novas metodologias e instrumentos financeiros de adaptação à crise climática.

A nível organizacional, a DELAB encara a qualidade como um dos fatores estratégicos do desenvolvimento da empresa, e como tal pretende qualificar a empresa pela ISO 9001:2015 no decorrer de 2021, de forma a poder certificar aos seus clientes que seus serviços refletem a excelência assim exigida.