A ambição e a determinação de Portugal para estar na vanguarda da transição energética materializa -se em metas ambiciosas para 2030, que foram definidas no âmbito no Plano Nacional de Energia – Clima para o horizonte 2021 -2030, nomeadamente a de alcançar uma quota de 47 % de energia proveniente de fontes renováveis no consumo final bruto em 2030.

A DELAB – JesusFerreira Consultores, atenta aos desenvolvimentos no âmbito da transição energética, posiciona-se no mercado da energia e eficiência energética com uma oferta de serviços variada e adaptada (https://delab.pt/servicos/), procurando responder de forma objetiva aos instrumentos que visam a promoção e implementação de medidas nos vários sectores da atividade económica.

O 2º Trimestre da atividade da DELAB – JesusFerreira Consultores foi realizado totalmente em regime de Teletrabalho, tendo a empresa e os colaboradores feito uma adaptação adequada e imediata.

A plataforma de gestão da empresa assente no Office 365 com acesso ao Teams, Share point, One drive, Etc, instalada e disponibilizada a todos os colaboradores em fevereiro, pré pandemia, foi vital para que a empresa se adaptasse a uma nova forma de trabalho desde 15 de março, o Teletrabalho. Não obstante a situação, a resposta da empresa foi muito positiva. Todo o trabalho de campo realizado até aquela altura, permitiu continuidade dos nossos trabalhos, não se verificando diminuição significativa da atividade.

A Pandemia causou impacto na empresa em duas fases essenciais da nossa atividade:

  • no impedimento da realização de trabalho de campo, auditorias técnicas por encerramento das empresas a atividades desta natureza;
  • e na indisponibilidade das empresas, no geral, para darem seguimento a propostas submetidas e a novos trabalhos na área da eficiência energética: energia, certificação e auditoria.

Não obstante o período pandémico que atravessámos, foram adjudicados à DELAB – JesusFerreira Consultores, um conjunto de projetos muito relevantes para a nossa atividade, fruto do trabalho desenvolvido pela nossa área comercial e operacional.

Salientamos neste período os seguintes projetos:

  • Sector da Indústria – PROJETO CIMPOR CIMENTOS DE PORTUGAL: Auditoria Energética no âmbito do D.L. 68-A/2015 a algumas das suas unidades industriais em Portugal, localizadas de norte a sul do Pais;
  • Sector da Saúde – GRUPO LUZ SAÚDE: Auditoria de certificação das Casas da Cidade em Carnaxide, anteriormente conhecidas por Clube de Repouso Casa dos Leões, compostas por 57 apartamentos, totalizando uma área de cerca de 8000m2;
  • Sector dos Serviços – PROSEGUR: Auditoria de certificação Energética dos seus edifícios sede, localizados em Lisboa, com cerca de 4 000m2 de e no Porto, com cerca de 3 500m2, de áreas úteis de pavimento;
  • Sector dos Serviços – TAGUSPARK: Fiscalização da implementação de um projeto para Autoconsumo, a instalar nas coberturas dos edifícios do TAGUSPARK com uma capacidade de 650MVA, na sequência de serviços prestados de Assessoria Técnico e Económica de Apoio à Contratação;
  • Sector da Energia – EnergyKEME: “Project Development” de uma central fotovoltaica de 5MVA com capacidade de armazenamento de energia, a instalar na região autónoma do AÇORES em regime chave na mão.

Ver projetos em https://delab.pt/projetos/

No âmbito do projeto europeu GrEnFIn Erasmus + / Knowledge Alliance, que visa fornecer às partes interessadas do setor da energia (fornecedores de energia, empresas privadas, institutos de pesquisa…) a figura do profissional especializado em Energia Sustentável, a DELAB – JesusFerreira Consultores manteve a sua atividade e participou em diversas reuniões de acordo com a programação prevista para o período.

A empresa incorporou novos quadros técnicos essenciais à gestão, promoção e desenvolvimento da sua atividade, e desenvolveu ações de formação, que visam a qualificação e acreditação do seu quadro técnico, tendo tido um desempenho operacional muito satisfatório no período, não obstante o atual estado de pandemia.