O 3º trimestre de 2020 teve bastantes desenvolvimentos ao nível comercial. A Brisa Auto-Estradas de Portugal, S.A. (Brisa) solicitou a participação da KEME num processo de RFI (Request For Information) relativo à recolha de informação sobre possíveis soluções de produção de energia solar fotovoltaica para autoconsumo por parte de algumas das sociedades onde tem participação social relevante. A KEME aceitou a participação neste processo tendo desenvolvido uma apresentação de acordo com o solicitado no respetivo caderno de encargos. Prevê-se que esta apresentação abra caminho para o convite para apresentação de uma proposta de serviços.
No âmbito do financiamento disponibilizado pelo Ministério Espanhol dos “Transportes, Movilidad y Agenda Urbana”– Programa Ports 4.0 – a KEME submeteu em conjunto com a empresa espanhola KANDARA – Energía Circular e com a administração do Porto de Vigo uma proposta de uma Ideia inovadora para desenvolver um modelo Vehicle to grid (V2G) para aplicação em Portos tendo como caso de estudo o Porto de Vigo. Este modelo pretende integrar e gerir de forma inteligente, diferentes fontes de armazenamento de energia localizados em vários tipos de veículos, instalações e embarcações de modo a garantir a melhor solução para o abastecimento energético das atividades do Porto.
Foram também apresentadas às Câmaras Municipais de Sintra e Cascais duas propostas relativas à criação de Comunidades de Energia Renovável (CER) naqueles concelhos, com o objetivo de promover o conceito que se baseia em reduzir os custos de energia dos munícipes, aumentar a produção e uso de energia renovável e promover a redução das emissões de CO2 na comunidade. Estas propostas estão neste momento em análise pelos responsáveis pelo setor da Energia, estando prevista a sua discussão e eventual aprovação antes do final do ano.
A KEME iniciou ainda a preparação de uma proposta de implementação de uma CER num complexo agrícola localizado em Rio Maior. Esta proposta será efetuada em parceria com a RedeForte que ficará responsável pela construção e instalação dos painéis fotovoltaicos e baterias.
Paralelamente a estas atividade comerciais, a KEME juntamente com a VSM Capital dedicaram-se ao tema do financiamento através da realização de uma reunião com o responsável Ibérico pelo investimento em projetos de Eficiência Energética da empresa Aquila Capital. Esta reunião teve como principal objetivo apresentar as empresas e os diversos projetos em que estão envolvidas, bem como conhecer e discutir o processo de investimento praticado pela Aquila Capital.
No final do trimestre, deu-se início à preparação do plano de negócios da KEME, bem como à proposta de orçamento para 2021 de modo a serem apresentados, discutidos e aprovados durante o próximo trimestre.